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Final Fight SNES -  ROM hack para 2 jogadores

Sim, finalmente aconteceu!

A maioria dos proprietários de SNES estará familiarizada com a conversão de 1990 do clássico jogo de arcade Final Fight - um dos jogos de beat ?em ups mais populares da história dos jogos e que redefiniu o gênero como o conhecemos. Eles também estarão familiarizados com as muito criticadas deficiências da conversão, mas isso agora chegou ao fim.

Historia

Final Fight SNES foi praticamente um título de lançamento para o novo console Super Famicom (mais tarde renomeado para Super Nintendo ou SNES no oeste). O jogo foi lançado poucos meses após o jogo de arcade ter aparecido pela primeira vez em dezembro de 1989 e, portanto, o tempo de desenvolvimento teria sido curto e provavelmente um pouco apressado. Apesar disso, o jogo era um título muito forte e recebeu críticas elogiosas nas revistas da época. No entanto, apesar das bem merecidas notas altas, as pessoas simplesmente não conseguiam contornar algumas das omissões flagrantes que tiveram de ser feitas. Ou seja, o personagem de Guy, o nível Industrial Area, e talvez o maior corte - o modo de dois jogadores simultâneos.

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O jogo Super Famicom original de 1990 tinha apenas um jogador.

Agora, é importante lembrar o contexto em que este jogo foi feito, bem como a época. Naquela época, 8 Megabits (1 Megabyte) era a maior capacidade de armazenamento disponível para um cartucho Super Famicom, e combinado com o fato de que os gráficos não tinham rotinas de compressão / descompressão, isso significava que apenas dois personagens e 5 níveis podiam ser comprimidos Em outras palavras, a tecnologia simplesmente não existia para incluir tudo, e não existia por mais dois anos, quando Streetfighter II no SNES seria o primeiro cartucho de 16 Megabits já feito.

 

Quanto ao modo de dois jogadores, isso ocorreu devido ao tempo e ao fato de que a Nintendo carregou o SNES com uma CPU bem lenta no Ricoh 5A22 que rodou a cerca de 3,5Mhz. Esta pequena e insignificante CPU simplesmente não conseguia lidar com muitos sprites grandes na tela ao mesmo tempo, sem grande lentidão. Compare isso com o antigo processador Motorola 68000 do Megadrive que girava a 7Mhz e você pode começar a ver os problemas em colocar muitas coisas na tela - independentemente de qualquer chipset personalizado sofisticado que o SNES possa ter.

Dois anos depois, em 1992, a Capcom lançou Final Fight Guy , que era o mesmo jogo, mas trocou o personagem Cody pelo muito popular personagem Guy. Houve também muitas pequenas atualizações gráficas e de velocidade feitas no jogo, essencialmente solidificando que a conversão original foi apressada. No entanto, também não houve modo de dois jogadores desta vez, e nenhum estágio da Área Industrial também, o que realmente irritou alguns fãs, já que a Capcom teve a oportunidade de fazer uma atualização realmente significativa. No entanto, parecia pouco mais do que uma rápida captura de dinheiro.

Hackear

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A luta final SNES de 1990 original com os nomes dos chefes censurados americanos.

É um fato pouco conhecido que a Capcom realmente pretendia que o SNES Final Fight original tivesse um modo de 2 jogadores simultâneo incluído, e na verdade há código não utilizado (embora não aperfeiçoado) dentro do jogo que suporta isso. O desenvolvimento do recurso estava obviamente bem encaminhado, mas devido ao fato de que eles estavam trabalhando em limites de tempo estritos e à velocidade da CPU mencionada anteriormente, além do fato de que o sistema SNES era novo e desconhecido, provavelmente os levou a descartá-lo a favor de apenas fazer o jogo rodar a tempo para a data de lançamento. Como uma decisão de negócios provavelmente foi sensata, mas como artística foi horrível. Avançando quase 30 anos, o hack de ROM é um hobby bastante popular. Isso envolve (ao que parece) alterar os dados de um jogo existente adicionando um .ipsarquivo de patch para a memória ROM .smc de um jogo Novos gráficos, novos sons e jogabilidade diferente podem ser incluídos, e isso é feito através da edição das informações da ROM por meio (acredito) de um editor hexadecimal.

 

Em 2018, um hacker de nome Rotwang partiu para a ROM japonesa  Final Fight Guy com sua caixa de ferramentas metafórica e fez Final Fight: Unlicensed Hack. Esta versão não apenas reativa o modo 2-Player abandonado, mas como é apenas um arquivo ROM, o tamanho do armazenamento virtual foi aumentado e o jogo agora tem TODOS OS TRÊS personagens disponíveis para título de hack ffserem selecionados dentro do mesmo jogo. palco da Área Industrial infelizmente não foi incluído, mas poderia ser. Final Fight One no GameBoy Advanceé basicamente uma versão do jogo SNES, e os gráficos do sprite são idênticos. Mais importante ainda, tem o nível de Área Industrial também. Com isso em mente, você poderia tecnicamente pegar os gráficos para o estágio ausente da porta GBA e usá-los no jogo SNES. Os gráficos do sprite são os mesmos em ambas as plataformas, e assim as proporções dos gráficos de fundo corresponderiam aos sprites do jogo SNES também. Seria necessário um pouco de ripar e recolorir (além de trabalhar nos mapas de blocos), mas para uma experiência COMPLETA da Final Fight do Super Nintendo, acho que valeria a pena!

Outros bônus adicionais deste hack são muitos. Ser baseado na ROM japonesa do Final Fight Guy  significa que não é afetado por nenhuma mudança de censura americana. Poison e Roxy estão no jogo, há jatos de sangue quando você esfaqueia alguém, os inimigos multiculturais não foram caiados e os chefes têm seus nomes originais de fliperama. Adicione a isso que o jogo apresenta todas as atualizações gráficas de Final Fight Guy, então você tem o sinal animado sobre a porta do bar no   nível Westside , e as pessoas que estão no bar também (o que era um erro de estratificação na porta original) .

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Por fim, Cody e Haggar podem lutar lado a lado no SNES.

Outras melhorias ?por baixo do capô? também são feitas. Na porta original, quando você fez uma transição de estágio, o player desaparecia antes do fade out começar, mas agora eles permanecem com o fade out. Além disso, a animação do golpe principal de Haggar que, se você olhasse para o pé direito dele quando ele estava voltado para a direita, tinha os quadros ligeiramente desalinhados. Este e um monte de outras pequenas falhas foram corrigidas agora. No entanto, possivelmente o novo recurso mais legal é que você pode selecionar o MESMO personagem tanto para o Jogador 1 quanto para o Jogador 2. A paleta do Jogador 2 é trocada para que você possa notar a diferença e funciona muito bem. Isso é muito semelhante ao recurso do SNES Streetfighter II onde você imputou um código e pode jogar o mesmo personagem um contra o outro, só que aqui você não precisa inserir nenhum código.

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Quem é aquele cara? O modo de dois jogadores permite que ambos os jogadores escolham o mesmo personagem.

 

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O gêmeo de Cody?

Finalmente

 

Você pode estar se perguntando por que estou escrevendo um artigo razoavelmente longo sobre uma conversão de jogo que é tão relevante hoje quanto o cavalo e a carroça. Bem, é principalmente sobre satisfação. Todos sabíamos que o SNES poderia fazer uma versão decente do jogo, mas devido às circunstâncias em que foi feito, nunca atingiu o seu potencial máximo.

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Haggar e seu irmão de dourado entram em ação.

 

 

 

 

 

 

Muitos outros jogos daquela época, como Rival Turf e Streets of Rage,  foram feitos em resposta às falhas e recursos ausentes do Final Fight SNES . Considerando que o jogo original obteve notas tão altas, é ótimo. No entanto, alguém deve se perguntar como ele teria sido recebido se a Capcom tivesse apenas dado um pouco mais de tempo e talvez uma memória ROM de 10/12 Megabits para trabalhar e o jogo fosse lançado neste estado. Eu estimo que as pontuações estariam em meados de 90%, pelo menos, em oposição aos 88-92% que a conversão original recebeu na época.

Independentemente do retrospecto, jogar o jogo como DEVERIA ter sido no SNES é algo para ser visto por nós, jogadores antigos. Ver Cody e Haggar, ou Guy e Haggar (ou qualquer combinação de jogadores que você quiser) na tela juntos pela primeira vez é emocionante.

Eu joguei bem nesta ROM e é fácil esquecer que mesmo no modo de um jogador é um jogo bom pra caramba. Eu me diverti muito com isso, e acho que nunca mais jogaria outra versão, porque, honestamente, qual é o ponto?

 

Com este hack, você tem uma forte sensação de "Sim, era assim que deveria ser" ...

.. e alguns de nós esperaram 30 anos para dizer isso!

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